segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vamos cuidar das nossas bolas?

A intenção desse post não é assustar ninguém, mas falar de um problema que dificilmente vemos discutido por aí.  A pedido do meu amigo querido, Rodrigo, vou usar o blog para falar desse assunto tão sério e que necessita da nossa atenção: Câncer de Testículo.
Claro que vou me permitir postar algumas fotinhos gostosas para tornar a leitura mais agradável. Afinal ninguém é de ferro, né?!

O câncer de testículo (bolas, bagos, grãos) é um tumor menos freqüente, mas com o agravante de ter maior incidência em pessoas jovens em idade produtiva. O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Mas, ao apalpar qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, um médico deve ser procurado imediatamente, de preferência um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Deve-se ficar atento à alterações como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, dor imprecisa no abdômen inferior, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.




Atualmente, o câncer de testículo é considerado um dos mais curáveis, principalmente quando detectado em estágio inicial. A presença de nodulações ou endurecimentos testiculares deverão ser avaliada por um médico especialista. O exame físico é o melhor meio de detecção precoce, visto que a presença de massa testicular é a queixa mais freqüente.

O auto-exame dos testículos é um hábito salutar e muito importante na prevenção deste tipo de câncer e deve ser realizado mensalmente. É a forma eficaz de detectar o câncer do testículo em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura. Deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o saco e facilita a observação de anormalidades.

O que procurar:
• Qualquer alteração do tamanho dos testículos
• Sensação de peso no escroto
• Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha
• Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto
• Dor ou desconforto no testículo ou escroto

Como fazer o auto-exame:

1) Em pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.
2) Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.
3) Ache o epidídimo - pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são freqüentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

Atenção:
Caso você palpe qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, procure imediatamente um médico, de preferência um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Observe que massas escrotais não aderentes ao testículo não são suspeitas de câncer. Fique atento a alterações como sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Na dúvida, procure um médico.

Tudo que aparece na nossa vida, tem como objetivo nos ensinar alguma coisa e nos fazer refletir sobre tudo o que fazemos. Por isso é bom tomar cuidado com álcool em excesso, drogas, cigarro, noites mal dormidas, e procurar uma boa alimentação e praticar exercícios. É infinitamente melhor modificar as coisas que podemos, eliminar o que está ao nosso alcance e nos faz mal, mesmo que pra isso precisemos de algum sacrifício, já que o restante não podemos controlar.

INCA - Instituto Nacional do Câncer

3 comentários:

Rodrigo disse...

Nossa Maruko, que legal da sua parte postar esses esclarecimentos, depois que um amigo próximo meu passou por isso, acho muito importante que o maior numero possível de pessoas vejam esse post, pois essa doença, apesar de ingrata, quando percebida no inicio, pode ser totalmente curada!
Esse amigo meu, hoje, um ano e meio depois do tratamento, tem uma vida absolutamente normal!!
Walew

Anônimo disse...

Boas!
é nomal centenas de pintinhas muito pequenas brancas com um pouquinho de gordura espalhadas pelos testiculos?

um abraço

69 disse...

que falta me fazem as atualizações deste blog.
=/