segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vamos cuidar das nossas bolas?

A intenção desse post não é assustar ninguém, mas falar de um problema que dificilmente vemos discutido por aí.  A pedido do meu amigo querido, Rodrigo, vou usar o blog para falar desse assunto tão sério e que necessita da nossa atenção: Câncer de Testículo.
Claro que vou me permitir postar algumas fotinhos gostosas para tornar a leitura mais agradável. Afinal ninguém é de ferro, né?!

O câncer de testículo (bolas, bagos, grãos) é um tumor menos freqüente, mas com o agravante de ter maior incidência em pessoas jovens em idade produtiva. O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Mas, ao apalpar qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, um médico deve ser procurado imediatamente, de preferência um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Deve-se ficar atento à alterações como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, dor imprecisa no abdômen inferior, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.




Atualmente, o câncer de testículo é considerado um dos mais curáveis, principalmente quando detectado em estágio inicial. A presença de nodulações ou endurecimentos testiculares deverão ser avaliada por um médico especialista. O exame físico é o melhor meio de detecção precoce, visto que a presença de massa testicular é a queixa mais freqüente.

O auto-exame dos testículos é um hábito salutar e muito importante na prevenção deste tipo de câncer e deve ser realizado mensalmente. É a forma eficaz de detectar o câncer do testículo em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura. Deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o saco e facilita a observação de anormalidades.

O que procurar:
• Qualquer alteração do tamanho dos testículos
• Sensação de peso no escroto
• Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha
• Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto
• Dor ou desconforto no testículo ou escroto

Como fazer o auto-exame:

1) Em pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.
2) Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.
3) Ache o epidídimo - pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são freqüentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

Atenção:
Caso você palpe qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, procure imediatamente um médico, de preferência um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Observe que massas escrotais não aderentes ao testículo não são suspeitas de câncer. Fique atento a alterações como sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Na dúvida, procure um médico.

Tudo que aparece na nossa vida, tem como objetivo nos ensinar alguma coisa e nos fazer refletir sobre tudo o que fazemos. Por isso é bom tomar cuidado com álcool em excesso, drogas, cigarro, noites mal dormidas, e procurar uma boa alimentação e praticar exercícios. É infinitamente melhor modificar as coisas que podemos, eliminar o que está ao nosso alcance e nos faz mal, mesmo que pra isso precisemos de algum sacrifício, já que o restante não podemos controlar.

INCA - Instituto Nacional do Câncer

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pecados nossos de todo dia

A GULA

sf (lat gula) 1 Excesso na comida e bebida. 2 Predileção para boas iguarias. 3 Gulodice.
O mais saboroso dos pecados capitais. Pizza gigante com guaraná. Arroz, feijão, bife, batata frita. Big Mac com fritas grande, refrigerante grande, Mac sundae e tortinha. 30 esfihas do Habbib’s. Polenguinho. Paçoquinha . X Tudo com cheddar, batata palha e catupiry. Comer o último pedaço. Comer e não oferecer. Comer de boca aberta. Comer muito. Comer, comer, comer, comer... é o melhor para poder crescer... Paella. Churrasco. Doce de leite com abóbora. Maçã do Amor. Pipoca de microondas. Um frango assado inteiro, um peru e um chester. Com farofa. Você vai ficar com o corpo do Beiçola.

Conselho do Maruko:
Nenhum, afinal, que moral eu tenho para falar disso?

A LUXÚRIA

luxúria. S. f. 1. Viço ou exuberância. 2. Incontinência, lascívia, sensualidade. 3. Libertinagem. 4. Amor aos prazeres da carne 5. Corrupção Pele e sensação. Libidos afoitas, fluidos íntimos. É o Rebolation tion. Caça. Homens e cheiro de sexo. Gel lubrificante. Afrodisíacos. Quem resiste? Vinho e tesão. Chantilly & Banho de Espuma. Fogo e paixão. Suor e amor com cheiro de shampoo... Suck my dick! Oh, yeah, fuck me hard! I'm cumming!!!!!!!!!! Aaahhhhhhhhhh... Te dominei!!!

Conselho do Maruko:
CAMISINHA, sempre! (E se jogue!)

A SOBERBA

soberba. S. f. 1. Conceito elevado que alguém faz de si mesmo. 2.Amor próprio exagerado.
3.Arrogância. Eu me amo! Eu me adoro! Não posso mais viver sem mim! Eu sou ótimo! Caralho, meu espelho quebrou! Viram como sou bom em tudo? Antes de mim era o caos. Ninguém vai me aplaudir? Ele não pode ter sido melhor que eu! Eu quero esse cargo agora! Apartheid!!!!!

Conselho do Maruko:
Não tem conselho. É um pensamento: A soberba é o maior expoente da ignorância.

A INVEJA

inveja. S. f. 1. Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. 2. Desejo violento de possuir o bem alheio. Putz que inveja... Eu quero igual. Não, eu quero melhor. Maior. Eu quero tudo. Não cobiçar a mulher do próximo (nem o boy do amigo). Não falar mal dos "amigos". Não desejar loucamente o que o colega possui. Não roubar. Gente, mas eu quero. Tramar. Usurpar. Cachorragem. Eu sou mau! Eu juro por tudo o que há de mais sagrado que eu vou ser ele.. . Ah, se vou...

Conselho do Maruko:
Me amem ou me odeiem, só não sejam indiferentes a mim...

A PREGUIÇA

preguiça. S. f. 1. Aversão ao trabalho. 2. Lentidão, pachorra, moleza. Aiiiii, que sono... Me deixa ficar mais cinco minutos. Pow, me deixa solto... Não quero fazer nada. Só ficar de pernas pro ar. Horas na Internet. Depois eu faço isso. Ai, que leseira. Vou deitar só 5 minutos. Ahhhh, que sono. Bode. Pega pra mim. Faz pra mim. Amanhã eu resolvo tudo. Agora vou relaxar...

Conselho do Maruko:
Agora me deu uma preguiça de dar conselho...

A IRA

ira. S. f. 1. Cólera, raiva, indignação. 2. Desejo de vingança. EU ODEIO GATOS! Raiva, muita raiva. Raiva + Ódio. Eu vou matar aquele viado. Eu te odeio. Me segure! Eu vou te arrebentar. Vá se foder. Feladaputa, eu vou quebrar tua cara. Eu vou te destruir. Eu vou sapatear de Croc na tua cara. Me deixa, eu to nervoso. É a raiva.... (conta até 10 que passa).

Conselho do Maruko:
Às vezes contar até não resolve, mas dá tempo de pensar em uma vingança melhor.

A AVAREZA

avareza. S. f. 1. Excessivo e sórdido apego ao dinheiro; estagnação. 2. falta de generosidade; mesquinhez. É meu, eu não dou. CD pirata. DVD pirata. Celular Pirata. Software Pirata. Paga pra mim, meu... É que eu esqueci a carteira. Pão duro. Unha de fome. Muquirana. Se for grátis, eu to dentro. Moda pirateada na 25 de Março. Feira livre. Barraquinha. Me dá um REAL!!!! EU TENHO! Caraca, isso é um absurdo? À vista tem desconto?

Conselho do Maruko:
Generosidade, pratique essa idéia!